Não importa a modalidade, o esporte é tão contagiante que nos vemos completamente imersos em uma partida, torcendo pelo nosso time ou equipe que o coração – ou a tradição – elegeu. Cada jogada é um aperto no peito, ansioso para pontuar e levar a torcida à loucura. Mas, quando a presença de alguém no estádio ou na sala em que assistimos às partidas parece atrair a queda de desempenho da nossa equipe, as piadinhas com o “pé frio” invadem o ambiente.
Isso aconteceu com ninguém menos que Mick Jagger, uma lenda do rock clássico. Jagger, ou melhor dizendo, Sir Mick Jagger, no auge de seus 76 anos e com mais de 50 de carreira, é um dos vocalistas mais populares e influentes do rock. Sua presença de palco é contagiante, inclusive com os passos de dança que fazem dele ainda mais único enquanto canta os maiores sucessos dos Rolling Stones. Seu prestígio é tamanho que, em 2002, recebeu a honraria de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e o título de “Sir” por ninguém menos que a Rainha Elizabeth II.
Foto: “Mick Jagger The Rolling Stones”, por Jerzy Bednarski (CC-BY-SA 4.0)
A trajetória gloriosa de Jagger sofreu um bocado quando, em 2010, o vocalista resolveu assistir a alguns jogos da Copa do Mundo, na África do Sul — em todas as partidas em que Jagger foi visto, o time pelo qual ele torcia acabava perdendo. Começou com a seleção dos Estados Unidos, que perdeu de 2×1 para Gana. Depois, para Inglaterra, que perdeu por uma goleada de 4×1 para a Alemanha, que também goleou a Argentina por 4×0 (muito embora nós brasileiros não temos muito o que dizer sobre goleadas da Alemanha, certo?). E foi assim durante o torneio inteiro, consagrando a fama de pé frio de Jagger.
Com as Copas de 2014 e de 2018 não foi diferente. Lá estava Jagger, torcendo pelo Brasil no Mineirão, em Minas Gerais, quando a Alemanha nos goleou em uma partida trágica, com 7 gols a 1. Sobre isso, Jagger entrou na brincadeira e disse que talvez tenha sido responsável por um dos gols, mas não pelos outros seis. Já na Copa de 2018, a Croácia eliminou a Inglaterra por 2×1 nas prorrogações e adivinha quem havia acabado de tuitar uma foto com incentivo ao time inglês? Pois é.
Se você também sofre desse mal, existem algumas simpatias que podem te ajudar a perder esse lado azarado. O que ninguém explora é que ser pé frio pode ter suas vantagens. Você pode aparecer de surpresa na casa de amigos do time rival e se oferecer para agregar mais um à torcida. Claro, com muito bom humor.
Independentemente da temperatura dos seus pés na hora do jogo, o melhor é estar sempre bem informado para não passar vergonha quando as provocações começarem. Antes de se reunir com os amigos, você pode checar o site de aposta esportiva da Betfair, onde é possível não só saber mais sobre as equipes de várias modalidades, mas também fazer apostas em um ambiente seguro. Se Jagger tivesse acessado as informações certas, quem sabe essa fama não o teria assombrado por tanto tempo e ele teria feito escolhas menos, digamos, desafortunadas?
Ainda que Jagger vista pares e mais pares de meias de uma só vez, após nove anos com a mesma fama de pé frio, dificilmente as brincadeiras a esse respeito vão acabar tão cedo. Resta se divertir e deixar o bom humor tomar conta da situação. Afinal de contas, a união é uma das funções do esporte.