Repórteres da Globo serão obrigados a usar máscara em todos os ao vivo e passagens

A partir do Jornal Nacional desta segunda-feira (4), todos os repórteres da Globo aparecerão usando máscaras em suas entradas ao vivo ou nas passagens, como são chamados os trechos de reportagens em que os jornalistas aparecem para as câmeras. A medida não vale para repórteres e apresentadores em estúdio.

Em e-mail distribuído na tarde de hoje, o diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel, justificou a obrigatoriedade: os jornalistas precisam dar exemplo para os telespectadores.

Confira a íntegra do comunicado:

“Diante do agravamento da epidemia, e para dar o exemplo, estimulando o hábito na população, o uso de máscaras por repórteres em todos os vivos e em todas as passagens passa a ser obrigatório. Nossa prática anterior era segura, como atestam os infectologistas, mas o momento pede mais do que isso: é preciso usar nossa imagem como reforço no convencimento de milhões de pessoas.”

“De agora em diante, os brasileiros verão nossos repórteres nos vivos e nas passagens com máscaras. E se sentirão ainda mais estimulados a usá-las. A máscara não será usada por apresentadores e repórteres em estúdio e por profissionais que estejam em home office porque estão em ambientes controlados. Em todas as outras circunstâncias, o uso da máscara é obrigatório. Conto com vocês.”

“Essa regra passa a valer hoje no JN e JG. Amanhã em todos os telejornais.”

Os repórteres da Globo já vinham usando máscaras, mas as tiravam sempre que iam gravar ou entrar ao vivo. Logo no início da pandemia do novo coronavírus, a emissora distribuiu kits de higienização para os jornalistas. Repórteres passaram a limpar seus microfones com álcool e a usar um segundo microfone para o entrevistado.

No começo de abril, a a emissora passou a obrigar o uso de máscaras no ambiente de trabalho, não diante das câmeras. As regras sanitárias da Globo costumam valer apenas para seus próprios contratados. Portanto, jornalistas de afiliadas da rede continuarão aparecendo no ar sem máscara.

No começo de abril, a emissora passou a obrigar o uso de máscaras no ambiente de trabalho, não diante das câmeras.

A Band, por sua vez, nas praças onde existe a orientação para o uso da máscara, isto já está sendo feito pelos repórteres no “ao vivo”.

A Record, a partir de agora ou a partir das saídas das próximas equipes, passará a fazer o mesmo. Só está sendo definido ainda o modelo de máscara.

No SBT, informa a sua direção de jornalismo, essa prática foi adotada há dez dias, em entrevistas ou em locais com pessoas por perto. Mas pode aparecer sem, nas entradas ao vivo ou passagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias da TV

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.