O Grupo Globo fechou nesta semana os direitos de transmissão do Brasileirão Feminino A1, a divisão de elite do futebol feminino nacional. A emissora vai exibir, pelo menos neste primeiro momento, um jogo por semana no SporTV, seu canal esportivo na TV paga. É o retorno da competição após 4 anos ao Grupo Globo.
A CBF já confirma o acerto e detalha transmissão no SporTV a partir de 18 de abril. O jogo de abertura da competição na nova exibidora será entre Palmeiras x Ferroviária, inicialmente marcado para 20h (horário de Brasília).
O Mycujoo, sistema de plataforma de streaming que exibe grande parte dos jogos, segue na competição. A Band também continua, com transmissões na TV aberta. A CBF, no entanto, ainda não indica qual jogo será exibido pelo canal paulista nesta primeira rodada.
O Brasileirão Feminino já estava no radar da Globo porque a emissora entende que o projeto de crescimento de mulheres no departamento esportivo passa por exibir partidas de futebol feminino. Só nos últimos meses, foram contatados nomes como a narradora Renata Silveira, que estreou neste mês de março, a comentarista Renata Mendonça e a analista de arbitragem Nadine Basttos.
O Grupo Globo vem aumentando a cobertura noticiosa sobre eventos de futebol feminino nos últimos tempos. Toda semana, o “Esporte Espetacular” tem trazido um VT longo sobre jogadoras e seus desempenhos em clubes. O fato acontece para ir acostumando o público sobre o assunto.
Recentemente, o SporTV exibiu o Campeonato Paulista feminino e o Brasileirão feminino Sub-18 – este último teve narração de Renata Silveira, que se transformou na primeira mulher a narrar uma partida de futebol feminino no Grupo Globo.
Fonte: UOL Esporte/Gabriel Vaquer