Às vésperas das eleições, cidade goiana tem mais eleitores que moradores

Às vésperas das eleições municipais, que irão eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em todo Brasil, um fato curioso chama atenção em uma cidade do interior de Goiás.

Em Mimoso, que fica 265 quilômetros distante de Goiânia, a quantidade de eleitores aptos para votar nas eleições de outubro é maior que a quantidade de moradores.

O último censo do IBGE, realizado em 2022, aponta que a cidade possuiu 2.614 habitantes. No site do Tribunal Superior Eleitoral, porém, 3.143 estariam aptos para votar.

Quem mora na cidade assegura que não houve crescimento populacional que justifique o aumento no número de eleitores.

O assunto ganhou as rodas de conversa na cidade e muitos moradores não descartam a possibilidade de “maracutaia”. Outros desconfiam que pré-candidatos a vereador e até a prefeito estão transferindo o domicílio eleitoral de moradores de cidades vizinhas para Mimoso de Goiás.

“Está vindo de gente de outros municípios. Tem gente que nunca pisou o pé aqui e está com o Título de Eleitor cadastrado”, esbraveja um morador.

Prazo

Segundo o TSE, o prazo final para emitir o Título de Eleitor ou mudar o domicilio eleitoral é 8 de maio. A regularização pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net ou presencialmente, diretamente nos Cartórios Eleitorais. Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade (exceto CNH), com foto, e comprovante de endereço, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizarem a coleta. O atendimento é realizado das 12 às 18h.

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o quanto antes, a fim de evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais será disputado no dia 6 de outubro.

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.