No momento em que celebra 15 anos de história, o Canal VIVA, do grupo Globo irá mudar de nome. A partir do dia 9 de junho, o público poderá encontrá-lo pelo nome Globoplay Novelas. A ideia é aproximar o público do canal que já é sucesso na TV fechada do conteúdo on demand do Globoplay. O canal trará programação 100% dedicada à dramaturgia, indo de clássicos que marcaram época e que já foram exibidos na TV Globo até as novas produções, além de novelas internacionais.
O Canal Viva inaugurou em 18 de maio de 2010 e está hoje presente nas principais operadoras de TV por assinatura do Brasil, como Sky, Claro TV+, Vivo TV e Oi TV. Conhecido por exibir minisséries, seriados, novelas e programas de variedades que foram produzidos pela TV Globo desde 1970, o canal fez grande sucesso com o público e acabou virando uma grande marca dentro do portfólio do grupo.
Tamanho sucesso com o público rendeu boas críticas sobre a mudança nas redes sociais. Entre as diversas publicações sobre as mudanças, havia muitas reclamações entre as que exibiam maior engajamento. “Acho um erro. A marca Viva já está consolidada”, afirmava um comentário. “Viva é um patrimônio da TV Fechada. A pior decisão do Grupo Globo sempre será a próxima”, reclamou outro usuário.
O novo canal Globoplay Novelas terá ainda quatro faixas a mais do que havia na programação do Viva. Essas faixas serão ocupadas por “Além do Tempo”, de 2015, que nunca foi reprisada na TV Globo; a novela turca “Hercai”, o folhetim mexicano “Amor invencível” e “Guerreiros do Sol”. A novela Guerreiros do Sol, produção original Globoplay já estreia no próximo dia 11 de junho.
“Novela é um gênero de forte consumo em qualquer plataforma da Globo. É o gênero mais consumido no Globoplay, faz do Viva um dos canais líderes da TV paga e está sempre entre os programas mais assistidos da TV Globo”, afirmou Tatiana Costa, diretora de Gestão de Conteúdos Digitais & Canais Pagos, que analisa a evolução do perfil do espectador de novelas, ao O Globo. “O que acontece hoje é que as pessoas têm mais possibilidades de consumo. Quem perdeu o episódio que passou na TV Globo, por exemplo, tem a possibilidade de assisti-lo depois no Globoplay”, completa.
Outra novidade que deve aparecer no novo canal são as “batalhas temáticas”, que prometer deixar a escolha dos próximos títulos do canal nas mãos do público. Inicialmente o Globoplay Novelas deve propor uma batalha de “Helenas do Manoel Carlos”, trazendo a opção de assistir a história da Helena de “Por Amor”, que troca o seu próprio bebê com o natimorto da filha, ou da Helena de “Laços de Família”, que abre mão de uma grande paixão em nome de sua filha. As votações acontecerão por meio de enquetes do Gshow. A novela escolhida entrará na programação do Globoplay Novelas em julho.
Com informações de O Globo