A Fórmula Indy invade as telas da TV Cultura neste final de semana, com a rodada dupla do Grande Prêmio de Iowa. No sábado (12), vai ao ar a primeira corrida com transmissão ao vivo, às 18h, pelo site, e a partir das 22h30, na emissora. E no domingo (13/7), a partir das 14h, será exibida, ao vivo, na TV Cultura e site, a segunda prova do circuito. As duas transmissões têm narração de Geferson Kern e comentários de Dedê Gomez.
O circuito de Iowa é o menor da temporada, com apenas 1.439 m de extensão, voltas completadas em apenas 17 segundos e médias de velocidade em torno de 290 km/h. As duas provas têm 275 voltas cada e são disputadas num intervalo inferior a 24 horas, o que torna o fim de semana extremamente exigente, com desgaste físico dos pilotos acentuado pelo calor acima de 30º C, que é comum no estado de Iowa nesta época do ano.
Iowa foi o palco da 30ª vitória de Hélio Castroneves na Indy e a última pela Penske, sua casa por duas décadas, na prova de 2017. Depois disso, o brasileiro ainda venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2021, tornando-se um dos quatro pilotos da história a vencer quatro vezes a tradicional prova.
Sobre a Indy
O circuito de Iowa é o único oval em meio à maratona de cinco corridas em quatro fins de semana no mês de julho, que começou com o GP de Mid-Ohio e, após a rodada dupla de Iowa, passa pelas ruas de Toronto, no Canadá, e pelo circuito de Laguna Seca, na Califórnia.
Ainda há quatro provas em circuitos ovais curtos até o fim do ano. Além das duas provas em Iowa, as duas últimas corridas do campeonato, em Milwaukee e Nashville, serão disputadas neste tipo de pista. O que acende nos rivais do atual campeão e líder, Alex Palou, a esperança de virar o jogo na briga pelo título. Apesar de ter vencido as 500 Milhas de Indianápolis, em um circuito oval longo, o espanhol jamais conquistou uma vitória e foi apenas uma vez ao pódio num oval curto.