Faltando exatos 700 dias para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027, o Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira (24) uma página dedicada ao torneio no site oficial da pasta. A iniciativa busca garantir transparência e facilitar o acesso às informações sobre os preparativos do Brasil para sediar o evento.
Primeiro país sul-americano a receber a competição, o Brasil intensifica os esforços para realizar uma edição histórica do Mundial. O Ministério do Esporte, em parceria com o Governo Federal, coordena ações junto a estados, municípios e demais parceiros para estruturar um torneio que promova desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade.
“O Brasil da Copa é também o Brasil das mulheres que vencem todos os dias, dentro e fora dos campos, das atletas nas quadras, dos sonhos que viram conquistas e dos jovens que vão do bairro ao pódio da vida. É tempo de equidade e inclusão. Além de fazer história, estamos moldando o futuro. Essa Copa representa um novo marco para o esporte, para as mulheres e para o Brasil”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca.
Transparência e informação
A nova página reúne conteúdos sobre as ações do governo e da Federação Internacional de Futebol (FIFA), além de atualizações sobre as reuniões interministeriais do grupo de trabalho responsável pela elaboração da Lei Geral da Copa. O normativo estabelecerá as diretrizes para a implementação das garantias governamentais exigidas pela entidade internacional.
Além do espetáculo esportivo, o Governo Federal discute os legados sociais do torneio, com foco em ampliar o acesso de meninas e mulheres ao esporte, gerar mais oportunidades no mercado de trabalho esportivo e fortalecer políticas públicas voltadas ao futebol feminino em todas as suas dimensões.
A expectativa é que o torneio, marcado para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, seja um marco não apenas esportivo, mas também social.
Com a experiência adquirida na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil aposta em sua infraestrutura já consolidada. “Estamos prontos para esse grande desafio, sem gastar um centavo em novas estruturas, porque tudo já está pronto. Desta vez, nosso grande investimento será na formação de talentos, na promoção da igualdade de oportunidades e no fortalecimento do futebol feminino. Com a liderança do presidente Lula, nosso time já está em campo. Vamos juntos fazer a melhor Copa do Mundo Feminina da história e vibrar com nossa seleção rumo ao título mundial”, concluiu Fufuca.