TV Brasil transmite semifinal Brasil x Uruguai pela Conmebol Copa América Feminina 2025

A TV Brasil exibe o duelo Brasil x Uruguai pela semifinal da Conmebol Copa América Feminina 2025 nesta terça (25), às 21h. A emissora pública acompanha todos os jogos da seleção canarinho no torneio disputado em Quito, capital do Equador. A transmissão começa às 20h45, em sinal aberto, para todo o país, logo após a novela Sangue Oculto.

A partida também entra no ar em tempo real no app TV Brasil Play no estádio Casa Blanca. Luciana Zogaib narra o confronto na telinha da emissora pública. O jogo tem os comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta.

O mata-mata vale classificação para a final da competição. A seleção ganhadora do clássico sul-americano encara na decisão mais um tradicional adversário do continente. Os rivais Argentina e Colômbia disputam uma vaga pela taça do torneio na outra semifinal da Conmebol Copa América Feminina 2025.

A final será realizada no sábado (2), às 18h, também no estádio Casa Blanca. Em caso de derrota na semifinal, a seleção brasileira encara o perdedor da outra semifinal na decisão do terceiro lugar na sexta (1º), às 21h, no mesmo estádio.

Campanhas na fase de grupos

O Brasil conquistou a liderança do Grupo B na primeira fase da competição com um retrospecto de invencibilidade. O elenco nacional treinado por Arthur Elias assegurou a vaga na semifinal com três vitórias e um empate.

Na campanha, a Amarelinha superou a Venezuela por 2 x 0, a Bolívia por 6 x 0 e o Paraguai por 4 x 1. No término da etapa de pontos corridos, o Brasil empatou com a Colômbia por 0 x 0, após a expulsão da goleira Lorena.

O Uruguai encerrou a fase de grupos na segunda posição da Chave A com sete pontos. A Celeste Olímpica ganhou dois jogos, empatou uma partida e foi derrotada uma vez. A primeira colocação do grupo foi da Argentina com retrospecto de quatro conquistas.

A Colômbia, rival da Argentina na busca por uma vaga na decisão, fez oito pontos, com duas vitórias e dois empates, sendo o último contra o Brasil, na última rodada do grupo B. As seleções podem se reencontrar na final ou na disputa de terceiro lugar da Conmebol Copa América Feminina 2025.

Sobre a competição

A primeira fase da Conmebol Copa América Feminina 2025 é disputada no sistema de pontos corridos em dois grupos com cinco seleções cada que jogam entre si. As duas mais bem classificadas conquistam vaga para as semifinais que ocorrem em confrontos eliminatórios únicos. As seleções ganhadoras do mata-mata decidem o torneio.

Maior vencedora e atual campeã da Conmebol Copa América Feminina, com o título de 2022, a seleção brasileira busca a nona taça este ano. O escrete canarinho levou oito títulos nas nove edições realizadas desde 1991. Na competição atual, o Brasil está no Grupo B, junto com Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O Grupo A é formado por Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai.

A final está prevista para o dia 2 de agosto. Três estádios equatorianos recebem as partidas do torneio: Casa Blanca, da equipe LDU Quito; Chillogallo, do clube Aucas; e Banco Guayaquil, do time Independiente del Valle.

O Brasil já tem vaga assegurada para a próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027, por ser o país-sede, mas ainda tenta se garantir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Para isso, a seleção canarinho precisa levantar a taça ou ficar com o vice-campeonato da Conmebol Copa América Feminina 2025.

Esporte feminino em destaque na telinha

A transmissão da Conmebol Copa América Feminina 2025 está integrada à estratégia da TV Brasil de ampliar a presença do esporte feminino em sua programação.

O canal exibe atualmente os jogos da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e as fases decisivas das Séries A2 e A3 da modalidade, além das finais das categorias de base pelo título do Brasileirão Feminino Sub-17 e Sub-20.

A TV Brasil também é a emissora oficial da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) e mostra os confrontos da competição.

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 167 emissoras de televisão e 165 de rádio, os torcedores de todo o país podem assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa dos campeonatos.

Repercussão das transmissões

A exibição do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol tem trazido cada vez mais espectadores para a TV Brasil. Em 2025, a audiência média da competição teve aumento de 23,8% em relação a 2024. Os números consideram a primeira fase da Série A1, que neste ano terminou em 18 de junho e são relativos às praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O desempenho representa 51% mais audiência que a média da TV Brasil em 2025.

O aumento da audiência veio acompanhado de crescimento do alcance médio de 118 mil para 140 mil domicílios por jogo. Também houve aumento no tempo domiciliar, o que representou uma média de 2 minutos a mais por partida.

Na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a primeira fase do Brasileirão registrou aumento de 42,8% no alcance das emissoras parceiras: de 2,1 milhões de indivíduos em 2024 para 3 milhões em 2025. Essas são as praças e emissoras onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) possui coleta de programação: TV Brasil/SP, RJ e DF; Rede Minas/MG; TV Cultura do Pará/PA; TV UFG/GO; TVE/RS; TVU Recife/PE; TVE Bahia/ Salvador; TV UFSC/ SC; TV Encontro das Águas/AM; TV Ceará/CE.

“A TV Brasil se orgulha de ser a tela do esporte feminino. Acreditamos que o esporte merece e precisa de mais espaço, o que muitas vezes não ocorre na mídia comercial. É uma forma de incentivo e difusão da prática. Desde o ano passado, essa é uma diretriz clara da programação da TV pública”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.